LER são as doenças do trabalho provocadas pelo uso inadequado e excessivo do sistema que agrupa ossos, nervos, músculos e tendões. Atingem principalmente os membros superiores: mãos, punhos, braços, ante-braço, ombros e coluna cervical. Típicas do trabalho intenso e repetitivo, as LER são causadas por diversos tipos de pressões existentes no trabalho, que atacam as pessoas tanto física quanto psicologicamente.

Dá-se o nome de LER ao conjunto de doenças causadas por esforço repetitivo. A LER envolve tenossinovite, tendenite, bursite e outras doenças. Embora conhecida há mais de 100 anos as LER tornaram-se, a partir da década de 1990, muito frequentes devido ao advento da informática e dos computadores.

Muitos estudiosos e instituições já preferem chamar as LER de DORT- doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho. AS LER/DORT podem ser causadas por esforço repetitivo devido a má postura, stress ou trabalho excessivo. Também certos esportes se praticados intensivamente podem causar LER.

No ambiente de trabalho, a LER pode causar os seguintes Prejuízos:

Alto Absenteísmo, afastamentos prolongados, redução da produtividade;
Novas contratações;
- Re-Treinamento;
- Gastos com o tratamento;
- Estabilidade do funcionário;
- Fiscalizações / Sindicatos

O relacionamento do homem com o ambiente de trabalho é objeto de estudo da Ergonomia , que busca adaptar o trabalho ao ser humano. Nos últimos 30 anos, análises ergonômicas têm contribuído para transformar situações de trabalho, a fim de que os trabalhadores desenvolvam suas atividades com mais saúde, conforto, segurança e eficiência.